Festival Mouseia: Centenário da Semana de 22
Ao longo da Semana de 22 (entre 13 e 17 de fevereiro), os concertos realizados no Theatro Municipal de São Paulo incluíram na sua programação inúmeras obras de Villa-Lobos para diferentes formações camerísticas, executadas ao piano pelos instrumentistas brasileiros Guiomar Novaes, Ernani Braga, Lucilia Magalhaes Villa-Lobos e Fructuoso Vianna. Reuniram-se excelentes pianistas do início do século XX, e também cantores reconhecidos e anônimos – como Maria Emma, Frederico Nascimento Filho e as alunas do Conservatório Dramático de Música – que emprestaram suas vozes para debutar canções conectadas com o novo movimento de música brasileira que se confirmava: o modernismo.
A “emoção esthetica na arte moderna”, como consta num dos programas do festival, foi vivenciada através de ilustrações, poesia, e música de câmara.
Também fizeram parte obras de compositores franceses que influenciaram diversos movimentos musicais de vanguarda, como Erik Satie (1866 - 1925), Francis Poulenc (1899-1963), Emile-Robert Blanchet (1877-1943), Claude Debussy (1862-1918).
O projeto traz em sua proposta a execução por artistas joseenses, e convidados, de algumas das obras para piano, e piano e canto, neste Centenário da Semana de 22. Propõe também outras obras que estão no entorno da Semana de 22, trazendo a importância do texto, da palavra no canto brasileiro, ligado às novas correntes que se desenvolveram após este marco cultural.
Acompanhe a nossa programação:
