CHORO ALADO:

Nossas Aves, Nossa Música

Educação Ambiental e Musical

O projeto "Choro Alado: Nossas Aves, Nossa Música" foi viabilizado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, e tem realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Raquel Aranha, diretora cultural do CAEB, idealizadora e curadora do projeto, apresentou a proposta de unir dois campos de atuação do CAEB: educação ambiental e musical.

Um dos objetivos do projeto é educar a criança para conhecer e preservar as nossas aves, ao mesmo tempo em que ensinamos sobre a música brasileira. A cartilha, feita de forma pedagógica, pode ser usada em qualquer atividade lúdica, dentro de casa também, basta acessar as plataformas do CAEB.

 

A publicação demonstra como algumas composições da música popular brasileira foram inspiradas no canto das aves, dando origem a chorinhos, valsas, tangos brasileiros e polcas eternizados por Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Henrique Albertazzi e Raul Silva, homenageados na publicação.

A cada página os leitores irão passear pela história de instrumentos tradicionais, como a flauta-transversal, o cavaquinho, o pandeiro e o violão; e conhecerão curiosidades sobre aves, como o tico-tico, o beija-flor, o sabiá, a andorinha, entre outras, que deram nome aos títulos das músicas apresentadas.

A pesquisa dos cantos e as informações sobre cada ave foram realizadas pelo ornitólogo Vagner Camilotti, membro da equipe CAEB.

Um regional de choro – o Quarteto Aguará de São José dos Campos –  interpreta as músicas que também serão disponibilizadas no Youtube.com/CAEBSJC para serem acompanhadas durante a leitura do material. Integram o grupo: Everton Campos (flauta-transversal e piccolo), Luiz Paulo Muricy (cavaquinho), Gabriel Amaral (violão de 7 cordas) e Bruno Bertolino (pandeiro).

Todo o material está disponibilizado gratuitamente!

Imagens separadas para colorir! Basta clicar!

tico-tico e flauta.jpg
beija-flor e cavaquinho.jpg
andorinha e pandeiro.jpg
guará e violão.jpg
juriti pb.jpg
canarinho pb.jpg
sabia pb.jpg
bem-te-vi pb.jpg

Cadastre-se e receba a cartilha do Choro Alado!