
CHORO ALADO:
Nossas Aves, Nossa Música
Educação Ambiental e Musical
O projeto "Choro Alado: Nossas Aves, Nossa Música" foi viabilizado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, e tem realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
Raquel Aranha, diretora cultural do CAEB, idealizadora e curadora do projeto, apresentou a proposta de unir dois campos de atuação do CAEB: educação ambiental e musical.
Um dos objetivos do projeto é educar a criança para conhecer e preservar as nossas aves, ao mesmo tempo em que ensinamos sobre a música brasileira. A cartilha, feita de forma pedagógica, pode ser usada em qualquer atividade lúdica, dentro de casa também, basta acessar as plataformas do CAEB.
A publicação demonstra como algumas composições da música popular brasileira foram inspiradas no canto das aves, dando origem a chorinhos, valsas, tangos brasileiros e polcas eternizados por Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Henrique Albertazzi e Raul Silva, homenageados na publicação.
A cada página os leitores irão passear pela história de instrumentos tradicionais, como a flauta-transversal, o cavaquinho, o pandeiro e o violão; e conhecerão curiosidades sobre aves, como o tico-tico, o beija-flor, o sabiá, a andorinha, entre outras, que deram nome aos títulos das músicas apresentadas.
A pesquisa dos cantos e as informações sobre cada ave foram realizadas pelo ornitólogo Vagner Camilotti, membro da equipe CAEB.
Um regional de choro – o Quarteto Aguará de São José dos Campos – interpreta as músicas que também serão disponibilizadas no Youtube.com/CAEBSJC para serem acompanhadas durante a leitura do material. Integram o grupo: Everton Campos (flauta-transversal e piccolo), Luiz Paulo Muricy (cavaquinho), Gabriel Amaral (violão de 7 cordas) e Bruno Bertolino (pandeiro).
Todo o material está disponibilizado gratuitamente!