CAEB CULTURAL

Formado por um complexo de 400 m² que abriga espaços carinhosamente nomeados com algumas cidades do vale histórico, o CAEB atua nas seguintes áreas: Música – Clássica, Barroca, Jazz e Choro; Artes Plásticas – Exposições, Literatura, Filosofia, e Patrimônio Musical; curso de História da Música; ateliers com renomados artistas e pesquisadores; é parceiro e apoiador de diversos artistas em diferentes atividades na cidade; promove o programa anual de Residência Artística, para o desenvolvimento de projetos artísticos individuais ou em grupo, cujo enfoque é o aprimoramento da arte em suas diversas expressões (música, dança, artes gráficas, literatura, fotografia e pesquisa).

Trata-se de um núcleo ímpar que agrega ações na área de difusão, preservação de patrimônio musical, e performance artística.

 

Iniciadas em 2017, as atividades culturais do CAEB, sob curadoria de Raquel Aranha,  trouxeram para a cidade a excelência em concertos de música de câmara, reunindo grandes intérpretes e solistas, do repertório do Barroco, do Jazz, e da Música Brasileira.

 

O CAEB tem o único núcleo de Música Barroca do Vale do Paraíba, com especialistas na interpretação histórica da música, e com instrumentário adequado (cravo de modelo italiano do século XVII)

  

Artistas nacionais que participaram da programação do CAEB (presencial ou online):

André Mehmari, Luis Otávio Santos, Hércules Gomes, Marília Vargas, João Camarero, Lucas Nobile, Helder Vasconcelos, Rosana Orsini, Juliano Buosi, Fernando Cordella, George Gütlich, Ana Teixeira, Silvana Scarinci, Roger Burmester.

 

Artistas internacionais que participaram da programação do CAEB (presencial ou online):

Emnanuele Baldini (ITA/SP), Manfredo Kraemer (ES), Evan Megaro (USA), Simon Ghraichy (FRA), Claire Jones-Fright (Canadá).

 

 ​Residência Artística

 O programa anual de Residência Artística apoia o desenvolvimento de projetos artísticos individuais ou em grupo, cujo enfoque é o aprimoramento da arte em suas diversas expressões (música, dança, artes gráficas, literatura, fotografia e pesquisa).

 

Artistas Residentes:

 

2017 – David Medrado (cantor joseense)

2018 – Zélia Marão (piano e composição). Projeto Rapsódia Brasileira.

2019 – Evan Megaro (piano e composição). Projeto Rapsódia Brasileira.

2021 – Hércules Gomes (piano). Projeto Piano Brasileiro.

2022 – Cristian Budu (piano).